Tudo sobre celulite!

quarta-feira, junho 08, 2016

Oi gente, tudo bom?

Hoje eu vim conversar com vocês sobre CELULITE! Resolvi falar sobre isso porque sei que muitas de vocês sofrem com esses terríveis buraquinhos, eu por exemplo  já  sofri e ainda sofro muito !! 

Recentemente liberei um vídeo no canal que fala um pouco de como eliminar as celulites, e hoje vim aqui falar mais sobre elas, contei com a ajuda da Profa. Dra. Estela Sant’Ana,  pesquisadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento IBRAMED, ela vai contar quais procedimentos estéticos são mais indicadas para o tratamento das celulites. 



Bom, a celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações na pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

A celulite afeta 95% da população feminina em graus que variam muito e representa a mais freqüente e indesejada disfunção estética na mulher. Dentre as causas da celulite temos os fatores primários (genético, racial e constitucional), fatores secundários (hormonais e feno-linfáticos  e fatores terciários (alimentação, stress, sedentarismo e ortopédicos). 

É uma das patologias mais comuns do sexo feminino, devendo-se ficar atento o ano inteiro em ações combinadas como alimentação, exercícios e tratamentos estéticos que ajudam a amenizar e prevenir o problema. O tratamento da celulite deve começar em casa, com uma alimentação equilibrada, uso de cremes domésticos e pode ser amenizada com tratamentos clínicos, realizados por médicos especializados.




Certo, agora que já sabemos o que é, leia o que a Dra. Estela Sant’Ana comentou sobre as minhas perguntas. 

Quais são as 5 técnicas mais comuns no mercado para o tratamento da celulite?
Terapia combinada (ultrassom + correntes terapêuticas), ultrassom, radiofrequência, carboxiterapia e massagem mecânica (vácuo ou vibro-oscilatória)

Como elas agem no corpo?
As técnicas para o tratamento da celulite apresentam similaridades e distinções. De certa forma, todas buscam aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada pela celulite, favorecendo a nutrição celular e a drenagem sanguínea e linfática, tão comprometida pela fibrose e compressão causada pelo distúrbio.  

O efeito vasodilatador ocorre pelo aumento da temperatura associado aos efeitos mecânicos promovidos pelo ultrassom e/ou pela massagem mecânica. No caso da radiofrequência monopolar, mais indicada para o tratamento da celulite pelo seu alcance  em torno de 2 cm de profundidade, o calor é pelo atrito das moléculas de água do tecido que se chocam sob efeito do campo eletromagnético alternado. Já na carboxiterapia temos o potente efeito vasodilatador do próprio CO2 associado à distensão que o gás faz no local causando microlesões que estimulam a remodelação tecidual. 

Em quais equipamentos da Ibramed podemos encontrar esses tratamentos?
  1. Heccus e Sonopulse II (terapia combinada)
  2. Sonopulse (ultrassom)
  3. Hooke (radiofrequência)
  4. Ares (carboxiterapia)
  5. Dermotonus (massagem mecânica com vácuo e roletes)
  6. Modellata (massagem mecânica vibro-oscilatória)

Quanto custa em média cada sessão nos aparelhos citados?
Varia muito de acordo com a região onde se localiza a clínica e a forma como o serviço é oferecido em pacotes ou sessões individuais. Geralmente o preço pode variar entre 80 a 250 reais a sessão. 

Na sua opinião, qual dessas técnicas é a mais eficaz? (qual aparelho e porquê?)
Gosto muito do Hooke, seus resultados são quase imediatos, por melhora na drenagem e indução à remodelagem tecidual. Porém os resultados são individuais, algumas pessoas respondem melhor a um tratamento que outro. De certa forma, todas as técnicas dão bons resultados. Talvez um dos pontos mais críticos na seleção do tratamento mais adequado se relacione à disponibilidade que a paciente tem pra vir à clínica. Algumas devem ser realizadas duas vezes por semana, outras uma vez por semana é suficiente. Essa informação é importante na construção do protocolo de tratamento e na decisão de qual aparelho usar e se combinado com outra técnica ou não. 

Podemos combinar duas técnicas para resultados mais rápidos?
Sim! Os melhores resultados são obtidos por combinações de técnicas. 

Como devo escolher na hora de realizar um procedimento para tratamento de celulite?
O agravamento do quadro da celulite é um processo lento e crônico e envolve fatores genéticos e ambientais (hábitos de vida) e cuidados prévios ao tratamento. O conceito atual é a prevenção e o retardamento da velocidade do agravamento do quadro. 
Quanto antes começar a tratar, melhor!


Então gente, depois dessas dicas não temos mais desculpas haha 
Vamos correr atras do prejuízo para que no próximo verão, as celulites não nos atrapalhem mais !!

Gostaria de agradecer a Mariah e a Dra. Estela que doaram um pouquinho do tempo delas para nos fornecerem todas as informações sobre os tratamentos estéticos, muito obrigada !

Espero que tenham gostado.
Um super beijo 

Créditos:
Profa. Dra. Estela Sant’Ana 
Doutora em Ciências Fisiológicas – UFSCar São Carlos
Mestre em Bioengenharia - USP São Carlos 
Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional - CEUCLAR Batatais
Pesquisadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento IBRAMED 



Juliane Strino / Blogueira
Super Bela Blog
www.superbelablog.com

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários